sábado, 11 de outubro de 2008

Municipio de Ferros

Ferros é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, sua localização global está situada a 19°13'58 sul e 43°01'20 oeste. Sua população, segundo o Censo do IBGE em 2007 era de 11.387 habitantes.
Área: 1.090 km²
Temperatura Média Anual: 20°C
Rodovias que servem ao Município: BR-381 e MG-120
Atividades Econômicas: Agricultura e Pecuária
História
Sob a denominação de Sant'Ana dos Ferros, surgiu um povoado em função das explorações de ouro e diamantes desenvolvidas às margens do rio Santo Antônio, no último quartel do século XVIII, tendo como fundadores Pedro Fernandes Alves e José Ferreira Santiago, que ali teriam se fixado com o objetivo de minerar. Segundo o historiador Waldemar Barbosa, o povoado, em fins do século XIX, prosperou em razão do incremento das atividades de lavoura e pecuária, sendo elevado à vila, com a criação, por lei de 1884, emancipando-se do município de Itabira. O nome atual, instituído em 1923, decorre do processo de mineração antigamente adotado, que, para retirada do cascalho aurífero do fundo do rio Santo Antônio, compreendia o emprego de ganchos especiais de ferro. Ao longo do tempo, Ferros incorporou a seu território um grande número de distritos, ocupando uma área atualmente de 1.093 km². Produz atualmente feijão, banana, café, cana-de-açúcar, milho além de importante pastoreio de gado e granjas. A Serra dos Cocais representa o ponto mais alto - 1.260 metros, por onde correm o Rio Santo Antônio e Rio Tanque, ambos pertencentes à bacia do rio Doce. O município conserva prédios remanescentes de seus primeiros tempos, como as capelas de São José e Nossa Senhora do Rosário e o sobrado da Praça Monsenhor Alípio, que funcionou como Casa de Câmara e Cadeia, passando depois a Fórum e Coletoria.

Distritos e distâncias do Município
Cubas.................................... 52 km
Esmeraldas de Ferros.................. 32 km
Santo Antônio da Fortaleza............... 35 km
Borba Gato............................... 33 km
Sete Cachoeiras.......................... 35 km
Santa Rita do Rio de Peixe.............. 39 km

Cultura
O município de Ferros destaca-se no sentido de valorizar sua origem, dando ênfase ao folclore local e também regional, em acontecimentos culturais anuais. Ferros possui grupos folclóricos organizados que se apresentam em festas típicas do município e em municípios vizinhos, conforme abaixo descritos:
Marujadas:
Grupo Fazenda da BolíviaGrupo Esmeraldas de FerrosGrupo Córrego do Meio
Caboclos:
Grupo de FerrosGrupo de Borba GatoGrupo de Cubas
Boi Andá:
Grupo de Ferros (Participação popular)Grupo de Santo Antônio da Fortaleza
Batuqueiras:
Grupo de Ferros

Festa do Rosário
A Festa do Rosário, mistura de religião e folclore, realizada na Sede do Município, em outubro, geralmente coincidindo com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, dia 12, atrai grande número de pessoas que têm várias opções de Lazer, além dos atrativos religiosos. A representação folclórica do Reinado, apresentação de grupos de marujeiros, batuqueiras, boi andá, e outros, fazem da Festa do Rosário de Ferros importante atrativo turístico para o município e uma grande oportunidade para rever os parentes e amigos.

Festa de Sant'Ana
A Festa de Sant'Ana é comemorada anualmente no dia 26 de julho, dia da Padroeira, e compõe-se de uma parte religiosa, com novenas, missas solenes, procissões e uma parte com apresentações de grupos folclóricos e Banda de Música. Trata-se de uma festa tradicional em homenagem à Padroreira do Município de Ferros. Diz uma lenda que a imagem da Santa foi pescada casualmente no fundo das águas, por um garimpeiro que mergulhou a sua bateia nas águas do rio Santo Antônio, trazendo-a à tona. Recolhida a imagem, Sant'Ana foi tomada como Padroeira de Ferros. A festa de Sant'Ana acontece nas ruas do município e na Igreja Matriz de Sant'Ana.

Cavalgada
A Cavalgada de Ferros é realizada em data móvel, próximo à data de comemoração do aniversário do município - 23 de setembro - no Parque de Exposições Agropecuárias Dr. Ademar Gonçalves Moreira. A festa é constituída por várias atrações como: espetáculos pirotécnicos, rodeios, provas funcionais, shows musicais, concurso de montaria e desfile de cavalos de várias raças.

Festa do Peão
A Festa do Peão Boiadeiro é realizada anualmente em data móvel, próximo ao dia 1º de maio, em homenagem aos trabalhadores, no Parque de Exposições Agropecuárias Dr. Ademar Gonçalves Moreira. Sua origem está vinculada à necessidade de valorização e divulgação dos animais do município de Ferros e região.
Todos os distritos, com exceção de Borba Gato, realizam Festas do Rosário em datas variadas durante o ano. Borba Gato concentra suas festividades na Festa do Divino e Festa de São Sebastião, que ocorrem em janeiro e julho, respectivamente.

Curiosidades
O Romance Hilda Furacão, de Roberto Drummond, natural de Ferros, narra o cotidiano dos ferrenses nas décadas de 1950 e 1960.
Antes da atual Igreja Matriz de Santana, havia uma igreja no estilo barroco, que surgiu a partir da devoção a Sant'ana. Na década de 1960 houve um plebiscito, para decidir se fariam a reforma da igreja ou a derrubariam para construir outra. Surgiu aí a campanha "Vote Verde", para aqueles que desejavam a nova igreja, e "Vote Vermelho" para quem era conservador, e queria a preservação. Então, tem-se hoje uma nova igreja, moderna, com o mais importante trabalho da artista plástica Yara Tupynambá, e o primeiro dela feito para igrejas, A árvore da vida, que foi assunto da mídia nacional e internacional, por retratar Adão nu e Eva seminua.
A pequena igreja derrubada era cercada por um cemitério. Atualmente, o antigo cemitério é coberto por grama. Há na cidade dois cemitérios: Cemitério São José e Cemitério do Rosário.
Em 26 de dezembro de 2007, a cidade foi tema de uma reportagem para o Programa do Jô, da Rede Globo, no quadro Cidades Brasileiras com Nomes Exóticos.

O Rio Santo Antonio

O Rio Santo Antônio nasce na serra do Espinhaço, no distrito de Santo Antônio do Cruzeiro, município de Conceição do Mato Dentro, correndo para o leste, depois de um percurso de mais de 140km, vai despejar suas águas no Rio Doce.
Foi utilizado pelos bandeirantes, como via de penetração em busca de ouro e aos poucos foram povoando as suas margens. E ainda hoje, é utilizado pela população através da pesca, do garimpo, do lazer, do turismo, como fonte de água e de energia, extração de areia, etc.
Embora o rio tenha contribuído para a vida das pessoas, algumas atividades praticadas pela população como: garimpo, turismo, extração de areia, têm contribuído com a modificação do seu curso e poluição das suas águas.
O rio Santo Antônio nasce entre rochas formando várias cachoeiras. Continuando sua descida o seu curso é interrompido por outras belíssimas cachoeiras que embelezam a paisagem natural do municípios banhados pelas suas águas, como a cachoeira da Bahia.
O rio Santo Antônio, como todos os rios de Minas Gerais, é classificado como sendo de planalto, suas águas correm sobre o Planalto Atlântico entre serras e morros formando cachoeiras e quedas d'água.

Municípios da bacia do rio Santo Antônio
Conceição do Mato Dentro
Morro do Pilar
Santo Antônio do Rio Abaixo
São Sebastião do Rio Preto
Ferros
Braúnas
Joanésia
Açucena
Mesquita
Belo Oriente
Naque

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O mais novo Blog de Júnio e Banda

http://junioebanda.blogspot.com/

A Cavalgada em Ferros

Cavalgada de Ferros é realizada em data móvel, próximo à data de comemoração do aniversário do município - 23 de setembro - no Parque de Exposições Agropecuárias Dr. Ademar Gonçalves Moreira. A festa é constituída por várias atrações como: espetáculos pirotécnicos, rodeios, provas funcionais, shows musicais, concurso de montaria e desfile de cavalos de várias raças.

Cidade de Ferros

Quem conhece a cidade Ferros Mg?