sábado, 11 de outubro de 2008

O Rio Santo Antonio

O Rio Santo Antônio nasce na serra do Espinhaço, no distrito de Santo Antônio do Cruzeiro, município de Conceição do Mato Dentro, correndo para o leste, depois de um percurso de mais de 140km, vai despejar suas águas no Rio Doce.
Foi utilizado pelos bandeirantes, como via de penetração em busca de ouro e aos poucos foram povoando as suas margens. E ainda hoje, é utilizado pela população através da pesca, do garimpo, do lazer, do turismo, como fonte de água e de energia, extração de areia, etc.
Embora o rio tenha contribuído para a vida das pessoas, algumas atividades praticadas pela população como: garimpo, turismo, extração de areia, têm contribuído com a modificação do seu curso e poluição das suas águas.
O rio Santo Antônio nasce entre rochas formando várias cachoeiras. Continuando sua descida o seu curso é interrompido por outras belíssimas cachoeiras que embelezam a paisagem natural do municípios banhados pelas suas águas, como a cachoeira da Bahia.
O rio Santo Antônio, como todos os rios de Minas Gerais, é classificado como sendo de planalto, suas águas correm sobre o Planalto Atlântico entre serras e morros formando cachoeiras e quedas d'água.

Municípios da bacia do rio Santo Antônio
Conceição do Mato Dentro
Morro do Pilar
Santo Antônio do Rio Abaixo
São Sebastião do Rio Preto
Ferros
Braúnas
Joanésia
Açucena
Mesquita
Belo Oriente
Naque

Nenhum comentário: